Cemitério da Filosofia

2293 0

O Cemitério da Filosofia é um cemitério localizado na cidade brasileira de Santos. O nome original desse cemitério era Cemitério Municipal da Philozophia; data de 10 de abril de 1892 a sua inauguração pelo então Intendente Municipal, com o sepultamento de um menino de 10 anos de idade apenas.

Clique aqui para solicitar coroa de flores para este local

Quando inaugurado, compreendia apenas 7.000 m². Depois, foi desapropriada a Chácara da Filosofia, passando a contar, então, com 24.000 m² e foi entregue oficialmente à população, em 1896. Atualmente, tem mais ou menos 40.000 m².

A campa mais visitada é a de nº 624, quadra 6, onde estão os restos mortais de Maria Mercedes Féa – vítima do famoso Crime da Mala, ocorrido em 1928 -, a quem milhares de pessoas creditam graças alcançadas.

Além disso, estão localizado lá os restos mortais de Patrícia Galvão, a Pagu (1910 – 1962) – importante personalidade remanescente do Modernismo. Escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política brasileira, seguramente a figura mais emblemática sepultada neste cemitério.

No dia 10 de abril de 1992, o Cemitério da Filosofia, ou Saboó, comemorou o centésimo aniversário; e 70% de suas campas são perpétuas.

Related Post

Cemitério Santa Izabel

Posted by - 31 de março de 2022 0
O Cemitério Santa Izabel fica localizado na Estrada da Banana, S/n e realiza diversos velório e sepultamento todos os dias,…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *