Cemitério Santana Chora Menino

Cemitério Santana Chora Menino

839 0

Não se sabe ao certo quando o bairro Chora Menino foi fundado com este nome oficialmente, porém desde meados da segunda metade do século 19 já haviam registros deste nome em jornais paulistanos e documentos públicos.

Na verdade Chora Menino é ponto de partida para duas teorias muito interessantes sobre a origem deste nome e ambas, apesar de jamais terem sido confirmadas oficialmente devido a inexistência de registros, tem forte respaldo entre os moradores mais antigos da região.

Uma delas é difícil de crer pela data. É a que afirma que uma epidemia de varíola que atingiu São Paulo em 1875 fez inúmeras vítimas crianças e jovens na zona norte da cidade, especificamente na região hoje conhecida como Chora Menino. Ao sepultarem seus filhos no cemitério local os pais choravam pelos meninos na capela cemiterial, dando origem ao nome. A história não é crível pelo fato de que a capela e o cemitério só surgiram duas década depois.

Outra história é um tanto horrível mas pode ser mais plausível. Segundo reza a lenda, nas proximidades do cemitério existia uma casa onde residia uma mulher sinistra, que jogava bebês recém-nascidos abandonados pelos pais em sua porta, em um vale próximo para serem devorados por animais, como urubus. O grito das crianças chorando teria dado força ao nome “Chora Menino”. Mas para outros os gritos mais céticos o “choro de menino”eram eram simplesmente miados de gatos no cio.

Precisa entregar coroa de flores neste local, clique aqui.

Related Post

Cemitério da Lapa

Posted by - 14 de abril de 2022 0
A necrópole do Cemitério da Lapa está localizada no endereço da Rua Bergson, 347 no distrito da Vila Leopoldina na…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *