O Cemitério Vila Euclides fica localizado no centro de São Bernardo do Campo, possui uma área de 47.000 m² e aproximadamente 4800 jazigos, com uma média de 8 sepultamentos diários. Destaca-se por ser um cemitério muito bem cuidado e organizado.
Possui vários mausoléus de famílias importantes da região. Neste cemitério estão enterradas vários engenheiros que construíram a represa Billings, o empresário Salvador Arena (fundador da Termomecânica), autoridades públicas, imigrantes, migrantes e operários anônimos.
Seguindo a linha de outras Necrópoles, como o Cemitério Quarta Parada em São Paulo, possui belos Monumentos (mausoléus), com fino acabamento em mármore e granito, construídos para sepultar e perpetuar a história de seus cidadãos. É muito rico em arte tumular.
É o mais antigo cemitério em atividade de São Bernardo do Campo, que atualmente conta com outros três cemitérios municipais e um particular. São eles: Municipais, Cemitério Baeta Neves, Cemitério Bairro dos Casa (Vila Carminha), Cemitério Vila Paulicéia e Cemitério Jardim da Colina que é particular.
Originalmente construído atrás da igreja matriz, o qual doravante fora desativado, por questões ambientais, e transferido para o quarteirão de trás, já com o nome de Cemitério Vila Euclides.
Há notícias que os primeiros sepultamentos ocorreram em 1875, e que foram sepultadas várias famílias italianas, conforme túmulos ali existentes, escritos em italiano.
Esta necrópole não possui mais vagas para sepultamentos provisórios, somente a família que já possui jazigo consegue fazer o sepultamento. Sepultamentos provisórios deverão ser feitos no Cemitério Vila Carminha.
Endereço
Av. Redenção S/N em frente à Praça da Saudade, 01
Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
09726-140